quarta-feira, 3 de março de 2010

O olhar do educador na diversidade

Farei a introdução com uma citação, que requer atenção especial e análise profunda, de autoria do filósofo e educador Morin: “Na educação do século XXI, seu público alvo deve receber a idéia de unidade da espécie humana, sem camuflar as diversidades. Há uma unidade humana, cuja formação não é somente seus traços biológicos da sua existência, assim como há a diversidade marcada por outros traços que não os psicológicos, culturais e sociais. Compreender o ser humano é entendê-lo dentro de sua unidade e de sua diversidade. É necessário conservar a unidade do múltiplo e a multiplicidade do único. A Educação, e esse é o desafio que se coloca para os professores do futuro, deve ilustrar o princípio de unidade e de diversidade em todos os seus domínios, pois tentar analisar o todo através de uma parte torna os espíritos míopes. É como enxergar apenas uma cor do arco-íris. As consequências podem ser irreversíveis.”
O professor como mediador do conhecimento deve colaborar para que os alunos enxerguem todas as cores do arco-íris, ciente de que sozinhos não conseguirão. O educador também deve considerar que o ambiente escolar propicia o diálogo e a reflexão crítica e deve fazer uso do mesmo, para questionar valores e atitudes que permeiam o cotidiano escolar.
MORIN, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3a. Edição. Brasília: Cortez, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário