terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETO: HORTA NA ESCOLA

JUSTIFICATIVAS
Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a qualidade de vida das pessoas. Seja pela vida agitada, seja pela produção em escala e até mesmo pela propaganda, os hábitos alimentares têm mudado para pior.Uma alimentação que contenha vegetais, e principalmente os produzidos sem o uso de venenos, é muito mais saudável. Soma-se a isso, que a confecção de uma horta na escola coloca as crianças em contato as peculiaridades do meio ambiente, despertando-as para a crítica dos valores econômicos e sociais. O projeto em questão dá oportunidade das crianças consumirem na escola um alimento incorporado com seus conhecimentos, com os seus trabalhos e com todas as atenções que elas dispensaram aos vegetais por elas produzidos.Consegue-se assim uma melhor alimentação e sobretudo uma melhora da auto-estima das crianças, e também, o envolvimento da sociedade local com o reaproveitamento dos restos orgânicos produzidos na própria escola

OBJETIVOS
1. Ensinar os alunos da rede pública municipal a cultivar produtos orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica;
2. Ensinar os alunos a consumir hortaliças e legumes de boa qualidade de procedência conhecida;
3. Ensinar o valor nutricional, terapêutico e funcional dos vegetais na alimentação;
4. Mudar os hábitos alimentares, agregando frutas, verduras e legumes na dieta;
5. Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais mais propícias para seu o desenvolvimento;
6. Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural;
7. Ensinar a técnica da compostagem;

METODOLOGIA
1. A escolha do melhor local;
2. Os canteiros devem ser construídos de maneira que possam receber insolação durante a maior parte do dia, e sempre posicionados de maneira a dificultar o escoamento das águas, evitando a erosão;
3. Os canteiros terão placas indicativas com o tipo de cultura e a data do plantio;
4. O plantio e a semeadura serão feitos pelos alunos e professores;
5. A limpeza do terreno, a construção dos canteiros e a preparação do solo serão efetuados pelos alunos, pela professora envolvida no projeto;
Os produtos obtidos deverão ser consumidos pela comunidade escolar, dentro da própria escola, se houver excedente, será distribuído aos alunos.

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